top of page
Foto do escritormay silva

A Pausa ot7 do BTS e a validação do sentimento alheio



Recentemente uma notícia abalou o mundo de todas as armys: um anúncio de que o BTS iria dar um tempo nas promoções em grupo para focar na carreira solo. E sei que isso mexeu muito com todos, inclusive comigo. Passei por um mix de sentimentos ao mesmo tempo, o que me deu muito em que pensar.



Enquanto estava digerindo a informação e o fatídico vídeo do Festa, me deparei com muitos desabafos e declarações de armys tanto no instagram, no tiktok quanto no twitter. Soube de muita dor e muita gente chorando. Mas, ao mesmo tempo, vi muitas retaliações a essas armys, muitos comentários negativos dizendo que elas não poderiam ficar tristes já que eles estavam felizes; que elas eram egoístas por estarem falando isso; que se era uma decisão deles, elas não tinham o direito de se sentirem tristes. E confesso que por estar triste também, acabei me sentindo culpada! Será que eu era egoísta por ver que uma parte do motivo que me fazia tão bem e me deixava tão alegre, estava ruindo?


Os meninos disseram que não é algo permanente, que ainda terão atividades em grupo, que essa era a melhor decisão que eles poderiam tomar agora e É ÓBVIO que nós entendemos isso. Não é? Afinal, eles precisam disso para crescer, para evoluir e se descobrir como pessoa, muito além do grupo. Podemos apenas imaginar como esses anos devem ter sido difíceis para eles, colocando o bem do grupo acima do deles. Já vimos os documentários e as cenas de pressão em que eles não seguravam e explodiam em lágrimas.


Mas no fim, não podemos saber ao certo como eles se sentiam durante todos esses anos, apenas imaginar. Assim como não sabemos como os outros se sentem e não temos o direito de julgar e dizer o que é certo ou não.



Por que precisamos validar ou invalidar o sentimento alheio? Por que não podemos simplesmente sentir a emoção do momento sem nos sentirmos culpados por isso? Como uma boa taurina, eu posso afirmar que toda mudança trás desconforto e a forma como cada um lida com isso nesse momento é única e particular. O que importa é sabermos que no final, somos uma família e estamos aqui uns pelos outros para nos confortarmos. Estaremos aqui por cada um dos 7, assim como para todxs os armys que precisarem. Porque, vocês sabem... Não somos apenas 7 com você!


Apenas sinta, sem desconforto ou culpa! Sinta o medo do futuro, a dor da perda, a saudade do que viveram juntos, a felicidade pelo que está por vir, o alívio por cada um deles!


Fica aqui meu desabafo e meus pensamentos sobre esse assunto. Espero que também lhe dê algo para refletir e algum conforto.


아포방포 = “ARMY Forever, Bangtan Forever”




por Mayara M.

Comments


bottom of page