Oi migxs, turu pom?
Me diz uma coisa: que fã de cultura Japonesa ou de anime nunca assistiu um filme do Studio Ghibli? "Meu amigo Totoro" e "A viagem de Chihiro" são exemplos famosos de produções desse estúdio, que foi fundado em 1985 em Tóquio, por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma.
Os filmes eu imagino que você deve ter assistido... Mas e os livros? Você conhece os livros que inspiraram alguns dos roteiros desse estúdio? Não?! Então continua aqui que vou te indicar 4 livros para ler se você é fã desse universo.
Um dos meus filmes preferidos do estúdio, "O castelo animado" é o primeiro volume de uma trilogia, composta também pelos livros "O castelo no ar " e "A casa dos muitos caminhos" e chegou no Brasil com artes lindas feitas pela Isadora Zeferino (@imzeferino).
Nomeado pela revista Times como uma das fantasias mais icônicas de todos os tempos e não por acaso, a autora foi aluna de personalidades como C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien.
"Em O castelo animado, conheça a história de Sophie Hatter: após, certo dia, ser amaldiçoada pela Bruxa das Terras Desoladas, a jovem se torna uma senhora de 90 anos. Receosa e insegura por conta de sua nova aparência, ela decide fugir de sua família e vai em busca de ajuda e um lugar para ficar. É então que se depara com o castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado. No entanto, quanto mais os dias passam, mais Sophie entende que, na verdade, a realidade vai além do que se vê – e percebe que é possível, sim, encontrar humanidade e compaixão dentro de cada um."
Conheça o Livro: O castelo animado e o Box
Você consegue adivinhar qual filme esse livro inspirou?
Escrito em em 1985, teve sua adaptação para as telonas apenas 4 anos depois de seu lançamento, com o filme "O Serviço de Entregas da Kiki" dirigido por Hayao Miyazaki. A história fez tanto sucesso que ganhou continuações totalizando seis livros, com seu último volume publicado em 2009.
"A história acompanha Kiki, uma bruxinha adolescente que nunca foge de um desafio. Quando seu aniversário de treze anos chega, ela está ansiosa para seguir a tradição de uma bruxa: escolher uma nova cidade para chamar de lar por um ano. Cheia de confiança, Kiki voa para a vila costeira de Koriko e espera que seus poderes tragam facilmente alegria para os habitantes da cidade. Mas ganhar a confiança dos locais é mais complicado do que ela esperava. Tendo a seu lado Jiji, seu fiel e perspicaz gato preto, Kiki cria novas amizades e constrói sua força interior, finalmente percebendo que a magia pode ser encontrada até mesmo nos lugares mais comuns."
Conheça o livro: Entregas expressas da Kiki
"Os Pequeninos Borrowers" é uma série de livros infantis de 1952, que inspirou o filme "O mundo dos Pequeninos", de 2010.
A série é composta pelos livros: "Os Borrowers", "Os Borrowers na terra", "Os Borrowers na água", "Os Borrowers no ar", "Os Borrowers em apuros" e "Pobre Inocente: a história de um Borrower".
"Sob as tábuas do assoalho, atrás do relógio da cozinha, vive uma família de pequeninas pessoas. Pod, Homily e a filha deles, Arrietty, não possuem absolutamente nada. Eles pegam emprestado tudo de que precisam dos “seres mundanos”, que nem mesmo sabem que eles existem - até o dia em que Arrietty fica amiga de “O Menino” do andar de cima. Desse momento em diante, o perigo nunca está longe, já que, acima de tudo, eles precisam evitar o grande desastre de “serem vistos”."
Conheça o livro: Os pequeninos Borrowers
Ainda sem versão em português, "When Marnie Was There" foi publicado pela primeira vez em 1967 e inspirou o filme de 2014 "As Memórias de Marnie", dirigido por Hiromasa Yonebayashi.
"A história segue Anna, uma jovem que se muda temporariamente para Norfolk para se curar depois de ficar doente. Lá ela conhece uma garota misteriosa e teimosa chamada Marnie, que mora em uma casa com vista para os pântanos. Eles desenvolvem um relacionamento secreto que passam a valorizar. O livro explora temas de alienação, solidão e perdão na infância."
Conheça o livro: When Marnie Was There
Comments